Imagem capa - Afinal, o que um publicitário faz? por Voz & Hypes
Artigos

Afinal, o que um publicitário faz?

Em homenagem ao dia do publicitário, o texto de hoje será listando todas as suas funções no mercado de trabalho e suas diferentes áreas. Um publicitário, para começar, é aquele profissional responsável por realizar campanhas, elaborar estratégias e desenvolver criatividades. Conheça mais sobre seu trabalho:




Campanhas publicitárias:
Essa talvez seja a atividade que mais se relaciona com o profissional da área de publicidade. A elaboração das campanhas não é algo feito individualmente, para que a marca final chegue até o consumidor em forma de propaganda, é necessário o auxílio de uma equipe.
As equipes necessárias são:

Atendimento:
O atendimento é o primeiro contato entre o cliente e a agência. Nessa atividade, o profissional conversa com o cliente para conhecer o tipo de produto que ele pretende vender, quais são os objetivos da empresa e etc.

Planejamento:
Com os objetivos da campanha já estabelecidos, a área de planejamento estabelece as estratégias: define o que será comunicado, qual será sua abordagem, a linguagem e os argumentos utilizados.

Mídia:
É nessa área que o profissional negocia em qual meio de comunicação a campanha deverá ser veiculada.

Criação: 
O departamento de criação é responsável por definir o visual da campanha. A equipe define as imagens, a ordem em que elas aparecem, a inserção de conteúdos e entre outros.

Ao contrário do que pensam, o trabalho do publicitário não termina com a propaganda veiculado na mídia. Após lançar seu anúncio, ele avalia o impacto exercido sobre o consumidor. E a partir daí, elabora relatórios para que a empresa possa acompanhar os resultados da campanha veiculada.

Vendas e Marketing:
Alguns publicitários também são contratados para os departamentos comercial e de marketing. Neste caso, o profissional desempenha funções relacionadas a estratégia de venda dos produtos. Ele pode também participar do planejamento e no desenvolvimento. Cria conteúdos para rótulos, participa da escolha de formatos e muito mais. Pode também, fazer parte da execução de eventos e convenções, a fim de divulgar e promover a marca.

Setor público:
Além da sua função de vender produtos ou marcas através da comunicação, o publicitário também cria ferramentas de comunicação para vender uma suposta ideia. Uma de suas atividades mais comuns no setor público, está na elaboração de campanhas governamentais. O profissional participa de todas as etapas da elaboração, como a criação de slogans, textos e definição visual.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre o trabalho de um publicitário? Aproveite para conhecer nossa agência. 


Feliz dia do publicitário!