Empreendedores de moda: como ser influenciador digital?
O mundo já sabe: ser influenciador digital é um ótimo negócio! Profissionais tornam-se influenciadores digitais para atrair clientes para si e para divulgar suas competências de forma orgânica, ou seja, sem anúncio direto. As marcas procuram ser influenciadoras digitais nos seguimentos que fazem parte do universo de seus produtos e serviços, com o intuito de: atrair pessoas interessadas nesses assuntos (logo, pessoas mais propensas à compra); fomentar discussões e receber feedback para assim atualizar seu produto/serviço; tornar-se um especialista na área (aquele que todo mundo procura na web para se informar).
Para quem ainda duvida dos resultados do marketing de influência, vejam só esse número: de acordo com a SocialChorus, campanhas de marketing de influência podem alcançar um engajamento 16x maior do que a publicidade tradicional, ou seja, a propaganda paga em meios de comunicação (jornal, TV, revistas, rádio).
Para os empreendedores de moda, o marketing de influência pode ser a melhor estratégia de marketing. Um “conselheiro” de moda com certeza será considerado quando indicar um produto, ainda mais quando isso for feito de forma tranquila, sem “forçar a barra”. Saiba como dar os primeiros passos para se tornar um web influencer:
1º passo
Compartilhar conhecimento relevante e de qualidade
Você precisa conhecer o seu público alvo, saber quais são suas dúvidas e problemas, e presentear-lhes com conteúdo que sane essas dúvidas.
2º passo
Estudar muito, mantenha-se atualizado sobre os assuntos para sair da mesmice
Faça uma lista de assuntos que você irá abordar no seu blog e nas redes sociais e ative o alerta do Google. Leia artigos e notícias sobre os assuntos para se manter atualizado.
3º passo
Seja proativo. Procure saber quais são as dúvidas do seu público e dê respostas de qualidade
Participe de fóruns, comunidades e grupos no Facebook que seu público-algo costuma participar. Interaja, fique atento ás dúvidas e responda-as sempre que puder, mesmo que em comentários curtos. Depois, dê a resposta "longa" em forma de conteúdo e encaminhe esse público para tal.
4º passo
Aprenda a tirar o máximo de cada rede social.
Estude os recursos das plataformas e aprenda a divulgar o conteúdo de maneiras diferentes (texto, vídeo, imagem, nota, entrevista, artigo, Gif, etc).
5º passo
Seja pessoa antes de ser empresa – Disse Mark Zuckerberg, fundador do Facebook
Não deixe de mostrar que existem pessoas por trás da empresa, e que estas possuem gostos e opiniões e também interagem com o público.
6º passo
Mantenha uma frequência de postagens
Estabeleça uma meta para você, que não seja muito pouco, mas também que não seja difícil de alcançar. Mantenha dias específicos para as postagens para o público entender a sua rotina.
Thais Bezerra de Moraes - Jornalista e Digital Planner na agência Voz & Hypes