Manual de boas práticas da produção de conteúdo
Olá!
Fizemos esse artigo para ajudá-los a otimizar os resultados da produção de conteúdo em seu blog. Fique atento as dicas abaixo:
1 – No seu site Alboom
O painel do seu site Alboom foi desenvolvido de maneira a facilitar todos os passos necessários para que os buscadores, como o Google, Yahoo e Bing, te encontrem. SEO é o conjunto de técnicas para que isso aconteça. Sem códigos ou programação, você pode fazer isso sozinho e de maneira muito simples.
Se você ainda não tem um site Alboom, clique aqui.
1.1 - SEO principal do site e página “Sobre”
Em configurações, você encontrará uma aba denominada SEO. É preciso que você preencha corretamente cada espaço para que o seu site seja identificado corretamente na web.
Título das Páginas: coloque o seu nome, o nicho que você trabalha e a região (localização) do seu trabalho.
Descrição do site: Repita essas informações acima e incremente com as palavras-chave mais importantes para o seu serviço: tipos de eventos, mais tipos de serviços, mais locais que você atende, e é claro, o seu nome.
Na página Sobre, dedique um tempo de qualidade para elaborar um texto que transmita quem você é e o seu trabalho verdadeiramente. Conte sua história profissional, prêmios que ganhou, cursos que participou, trajetória de vida, e descreva da melhor forma o seu trabalho e sua paixão pela profissão. Esse passo é importante pois é nesse espaço que as pessoas buscarão testar sua autenticidade e profissionalismo.
1.2 - Adicionando álbuns e galerias no portfólio
Atenção: essas informações são imprescindíveis para que as pessoas te encontrem no Google!
Preencha todos os campos, priorizando as palavras-chave que regem o seu serviço.
No título, informe o nicho do trabalho (ensaio pré-wedding, por exemplo) e o nome das pessoas fotografadas.
Preencha corretamente o espaço de “local” em que o trabalho foi realizado.
Na descrição, formule um parágrafo de texto com essas palavras-chave, mas sem repetição. Exemplo: “Ensaio pré-wedding do casal Mariana e Rodrigo, realizado em Pardinho, no interior de São Paulo, com paisagem do “Gigante deitado”, que faz parte da Cuesta de Botucatu”
Ainda na descrição, informe a ficha técnica do evento: nome do local, empresas de buffet, maquiagem, etc.
1.3 - Descrição de cada foto
É importante que você entenda que os buscadores não entendem as imagens de uma página na web. É preciso descrever essas imagens, como se você estivesse descrevendo-as para um cego. A Alboom disponibiliza esse espaço para que os buscares entendam cada foto sua anexada.
Dica: Já fazer o upload de suas imagens com elas salvas com as palavras chaves no nome do arquivo pode ajudar também.
2 – SEO no Facebook
Antes de tudo, você precisa criar uma PÁGINA no Facebook, além de ter seu perfil pessoal. Isso diferenciará o “você pessoal” e o “você profissional”.
Depois disso, você já integrou sua Página do Facebook no seu site?
Então agora é hora de trabalhar melhor ele. Preencha o máximo de campos possíveis que o Facebook disponibiliza para você na aba “Sobre”.
As principais para profissionais de fotografia e audiovisual são:
- Categoria
- Usuário amigável (você cria um nome curto para a sua página para que as pessoas possam marcar sua página em publicações. Exemplo: @thaisjornalista)
- Data de início da carreira
- Site
- Texto sobre a página (aqui você pode usar o mesmo texto que você elaborou para descrever o seu site)
- Prêmios
- Biografia (aqui você pode usar o mesmo texto que você elaborou para a página Sobre do seu site)
3 – Divulgando seu blog
As técnicas de SEO que são utilizadas na hora da redação dos textos que são publicados no seu blog já otimizam os motores de busca, porém não é o suficiente para que você seja considerado referência no assunto pelo seu público alvo.
Siga as nossas dicas!
Saiba mais sobre como funciona a produção de conteúdo para blog, clique aqui.
- Divulgue todos os posts do blog no seu perfil pessoal do Facebook e também na sua Página;
- Escreva uma ou duas frases na descrição do post, de forma bem pessoal, para que o seu público entenda que o blog é um serviço que você está oferecendo para eles. Por exemplo: “Tem post novo no ar! Hoje eu decidi escrever sobre a decoração P & B para casamento. Você ainda tem dúvidas de como usar essa dupla infalível no seu casamento? Então confira agora minhas dicas”;
- Participe de grupos fechados em que o seu público se encontra. Por exemplo, grupos de noivas, de mães, de fornecedores, de eventos, casamento, debutante, fotografia – divulgue os posts do blog nos nichos e aumente as visualizações das suas publicações;
- Envie um e-mail para sua lista de clientes avisando sobre o novo post! Coloque o título do post como assunto e, no corpo do texto, coloque a introdução do texto e o link para o texto completo.
4 – Marketing pessoal no Facebook | Dicas
O Facebook é uma ótima plataforma para vender e também para a etapa de pós-venda. Segue algumas dicas da nossa equipe para você aproveitar ao máximo sua experiência no Facebook.
- Se você seguiu nosso conselho de participar de grupos fechados em que o seu público se encontra, aqui está mais uma utilidade para essa participação: dedique um tempo da sua semana para visualizar as publicações feitas nos grupos. Você encontrará muitos posts com dúvidas, reclamações, dores! Esse é o momento de você se mostrar prestativo e responder dúvidas das quais você pode sanar. Nesse processo você pode ganhar mais visualizações na página, mais seguidores, mais comentários, e até clientes;
- Publique na sua Página uma prévia dos ensaios antes de publicar no site. Faça um texto bonito e marque os fotografados/filmados. Isso fará com que eles compartilhem, gerando mais visualizações. Com um texto emotivo e pessoal, você reforçará sua boa imagem na web;
- Mantenha uma boa frequência de posts no Facebook. Destrinche seu portfólio e post uma foto/frame por dia, sempre com uma boa legenda, que transmita emoção. Também busque inspirações na internet, trabalho de profissionais que você admira, notícias do seu nicho, frases encorajadoras.