Imagem capa - Como ter mais resultados por meio do Facebook e Instagram por Voz & Hypes
Artigos

Como ter mais resultados por meio do Facebook e Instagram

As duas maiores redes sociais do Brasil não são do mesmo dono por coincidência. O Facebook e o Instagram foram estrategicamente pensados para agrupar públicos, quantificar preferências e prever comportamentos. No mundo digital existe muito mais ferramentas para construir pesquisas de mercado, sendo possível ainda acompanhar as mudanças de forma rápida, até mesmo instantânea.

A seguir, daremos dicas de como obter mais resultados dessas duas grandes redes Sociais.

 

Facebook


Passo um: Ao criar sua página:

- Cuide da identidade visual, como avatar, capa e modelo padrão para posts com marca d’água;

- Atualize as informações com o máximo de dados possível: história, missão, telefones, e-mails, site, horário de atendimento, endereço;

- Crie um @nome e personalize o URL.




Passo dois: Atraia seu público

 - O que seus clientes ideais têm em comum?

- Qual idade deles e onde vivem?

- Como a sua empresa pode ajudá-los?

Com base nisso, promova sua página para o público delimitado.


Passo três: Dê vida a sua empresa

- Defina pelo menos 5 tipos ou temáticas para o conteúdo que será divulgado diariamente na sua página;

- Promova interação por meio dos posts;

- Mostre os bastidores da empresa;

- Tenha bom humor e defina a linguagem da sua marca.


Passo quatro: Conecte-se com o público certo

- Impulsione publicações que são fortemente ligadas ao seu produto para o público com interesse nesse assunto. Por exemplo: impulsione a publicação sobre dicas de como usar sapatos abertos no inverno para o público feminino de 30 a 60 anos (que sofrem mais de frio nos pés).




Passo cinco: Analise os resultados

- Por meio dos gráficos semanais do Facebook, descubra quais publicações renderam mais envolvimento e quais grupos do seu público reagiram mais a determinado conteúdo. Refaça sua estratégia considerando esses resultados.




Instagram


Pesquisa recente revelou que os usuários do Instagram seguem marcas justamente para acompanhar o lançamento de produtos. Isso mesmo, o Instagram funciona como uma vitrine virtual. Isso te possibilita trabalhar com dois tipos de conteúdo nessa rede: dicas de moda e venda de produtos. Então, veja as dicas a seguir:


1 - Poste conteúdo relevante

Dê as informações que os usuários querem, mas sempre lembrando que você também é um vendedor. Reveze o conteúdo.


2 - Escreva também nas imagens para facilitar a leitura

Deixe claro a venda e promoções nas FOTOS. Não deixe para dizer que aquele produto está em promoção apenas na legenda da foto. As pessoas estão nessa rede para ver fotos! Então, sintetize as informações na edição da foto;

- Use hashtag #;

- Link patrocinado;

- Capriche nas fotos;


3 - Instale um app de vendas no Instagram

Alguns aplicativos inteligentes têm sincronizado com o Instagram para tornar a venda mais fácil para as marcas de todos os tamanhos. A fashion blogger Tanesha Awasthi do Girl with Curves (Menina com curvas) usa LIKEtoKNOW.it para vender os itens que ela modela em seu feeds do Instagram. Like2Buy e Soldsie são duas plataformas semelhantes que permitem a empresas no Instagram vender seus produtos através de suas bios e posts;


4 - Integre sua página no Facebook com a do Instagram


5 - Prova social

Por meio do monitoramento você consegue saber quais usuários compartilharam uma foto usando o seu produto. Que tal pedir permissão para postar essa foto no seu perfil? Mostre para o público que seus clientes amam o seu produto!





Thais Bezerra de Moraes
Redatora Voz & Hypes