Imagem capa - 4 passos para aprender a usar o marketing de conteúdo na sua empresa por Voz & Hypes
Artigos

4 passos para aprender a usar o marketing de conteúdo na sua empresa

Numa matéria sobre e-mail marketing aqui no blog – confira o post aqui – e uma das dicas arrasadoras foi: use o e-mail marketing para o Marketing de Conteúdo. Demos uma explicação rápida sobre o assunto, mas dada tamanha importância dessa estratégia, decidimos aprofundar o assunto para melhor te orientar. Vamos lá?


Primeiramente, o que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de Conteúdo é uma estratégia do marketing que tem como objetivo atrair o público específico da empresa de maneira mais funcional e dinâmica. A estratégia se baseia em distribuir conteúdo relevante e de valor sobre os temas que competem seu produto ou serviços, dessa forma atraindo a audiência com real interesse nesses assuntos. Essa audiência possui maior potencial para se tornar cliente. Vamos as dicas:


1º passo: Por onde começar?

Você precisa, antes de tudo, identificar o seu público e construir as personas que existem nesse público. Persona, para nós publicitários, é a ficha que construímos que descreve o cliente, seus costumes, personalidade e situação. O seu público é construído de várias personas. Cada uma delas vive uma fase. Vou dar um exemplo:

Renata tem 29 anos, é solteira e vive em São Paulo. É proprietária de uma empresa de marketing, mora sozinha em um apartamento. Ela gosta do misto de social e conforto em suas roupas e calçados. Ela se simpatiza com o calçado que você oferece, mas ainda tem dúvidas sobre seu conforto. Renata, por conta de sua profissão, verifica seu e-mail várias vezes no dia e está nas redes sociais mais famosas.

Você precisa identificar as características das personas do seu público que estão em diferentes fases: as que ainda não estão informadas sobre o produto, as que estão descobrindo o produto, que estão considerando comprar, as que compraram e assim por diante.

O ideal é que você contrate uma agência de marketing para que façam essa identificação para você. Entenda que essa é a base para todo o seu negócio. Você só consegue aumentar seus lucros quando consegue se aprofundar no seu cliente.


2º passo: planejar a produção do conteúdo

Com as informações detalhadas sobre o seu público em mãos, fica fácil deduzir o tipo de conteúdo que eles se interessam e pesquisam na internet. É nesse passo que você decide a linguagem que vai usar (técnica ou informal), o formato (blog, e-book, vlog), e é claro, os assuntos.

 

3º passo: Publicar e distribuir

Onde o público indeciso se concentra mais? Nas redes sociais? Ou são pessoas que possuem apenas e-mail? E o público que ainda não conhece o seu produto e estão na fase de descoberta, onde estão? As respostas de perguntas como essas irão definir onde você vai publicar cada tipo de conteúdo e também por onde distribuir. Você deve criar uma rotina de publicação e de distribuição. Elabore bem essa fase para não ser “chato” ou repetitivo. Você deve criar expectativa no público por mais conteúdo interessante, e não o incomodar enchendo a caixa de entrada do e-mail dele e consequentemente sendo marcado como spam.


4º passo: Crie uma landing page atrativa e otimizada

Uma página de destino é definida como qualquer página por onde um visitante entra no seu site. A sua home page é só uma das portas de entrada para o seu site. Se você oferece conteúdo, grande parte do público chegará neles por meio de buscas no Google. A página deve ter sua mensagem principal clara e objetiva, e o layout não deve conter distrações e o cadastro do e-mail para que o leitor possa acessar o conteúdo deve ser simples.