NEWS: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Fazer assessoria de imprensa com sua marca inclui muitas vantagens e a Voz & Hypes quer ajudar a sua empresa a se comunicar com seu público, seja no on-line quanto no off-line.
1 – Traçar um perfil da empresa
Informações básicas e detalhadas sobre a empresa são reunidas nessa primeira etapa. Detalhes do produto e/ou serviços, públicos-alvo, missão, projeções, metodologias utilizadas no processo de produção, lista de especialistas e seus respectivos cargos. Nessa etapa, a missão é conhecer cada detalhe da sua empresa.
2 – Clipping da empresa e análise SWOT
Clipping é o levantamento do que os veículos de comunicação tradicionais e digitais têm falado da empresa. Já a análise SWOT é a pesquisa interna que o assessor de imprensa promove na empresa, a fim de identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
3 – Identificar público alvo
Muitas vezes o público alvo já está definido pela empresa, mas cabe a agência promover pesquisas mais apuradas, por meio de pesquisa de mercado e enquetes para os seus clientes, para definirmos as “personas” que compõe a sua clientela.
4 – Listar os meios de comunicação analógicos e digitais que competem ao público alvo da empresa
Se o seu público-alvo é composto por professoras e advogadas em sua maioria, a nossa missão é descobrir quais veículos de comunicação (revistas, sites, blogs) que elas mais têm acesso.
5 – Entrar em contato com esses veículos e manter um bom relacionamento com a redação
Em redações grandes, nem todos os e-mails recebidos diariamente são lidos e considerados. Para ganhar a confiança dos veículos, precisamos manter um diálogo amigável e uma relação recíproca. Isso pode levar mais tempo, mas é mais garantido do que enviar uma avalanche de releases que não serão lidos.
6 – Construção de conteúdo
Que se encaixe à linha editorial de cada veículo, bem como tamanho de texto e características. Aproveitar para fortalecer a imagem da empresa corrigindo as fraquezas identificadas na análise SWOT
Na revista de moda XXX, que é referência entre as advogadas da capital paulista, as matérias e artigos são longos, sempre com duas fontes especialistas consultadas. Os jornalistas desse periódico abordam as tendências do mundo fashion e também as novidades em técnicas de produção (tecido, cortes, formatos). Cabe a nós, então, construir uma matéria seguindo esses parâmetros e incluir o nome da sua marca na matéria. Essa é a oportunidade de reparar as fraquezas que identificamos na análise SWOT e também no Clipping.
7 – Oferecer o conteúdo
Na fase final, nós oferecemos o conteúdo que construímos analisando o perfil do veículo e sua linha editorial.
Tipos de conteúdo que podem ser oferecidos
- Entrevista pergunta-resposta com especialista no assunto que trabalha na empresa
- Matéria jornalística com citações diretas e indiretas do especialista da empresa
- Artigo escrito diretamente pelo especialista da empresa