Imagem capa - Não precisa ter um e-commerce para estar na internet por Voz & Hypes
Artigos

Não precisa ter um e-commerce para estar na internet

Não é necessário vender produtos online ou oferecer serviços digitais para estar nas redes sociais e possuir um site de qualidade. Estar presente na “rede” já deixou de ser opção para o mundo empresarial, seja ele analógico ou digital. Em todas as categorias e nichos, a internet hoje é a base para a construção da imagem das empresas e o caminho mais certeiro para ir de encontro com públicos que se encaixam com o seu negócio.


Se coloque no lugar do cliente e pense: quando você não conhece uma marca, o que você faz?

“Eu pesquiso sobre ela”

E por onde?

“Pela internet. Por buscadores como o Google e o Bing...”


Essas respostas são as mais comuns para essa pergunta, e não é espanto para ninguém! Com o celular na mão, em poucos segundos temos as respostas na tela.

Mesmo que seus atuais clientes tenham sido conquistados por meio de propaganda tradicional e o famoso “boca a boca”, você precisa entender que eles também navegam na internet – e isso é uma grande oportunidade para você!


O “boca a boca”, hoje, acontece com grande força em blogs, fóruns e sites que analisam a qualidade das empresas (estejam elas na internet ou não) e as ranqueiam como boas e ruins. E fica lá, para todo mundo ver! – Esse é o primeiro motivo para você estar presente assiduamente na internet! 

O segundo motivo diz respeito a praticidade!


Com a vida corrida que todos levam, dividindo o tempo entre família, trabalho – as vezes mais de um -, trânsito e lazer, as empresas precisam ser compreensivas. Quando você disponibiliza um catálogo dos seus produtos na web, por exemplo, você está colaborando com seus clientes que não podem ir até a loja e passar muito tempo analisando os produtos. Ter consideração com seus clientes é o segundo ponto mais importante. 


O último ponto diz respeito a sua humanidade. A internet possibilita que você se aproxime do clientes e futuros clientes, fazendo com que todos te enxerguem de uma forma mais humana e pessoal. Contar a sua história e disponibilizar seu portfolio é imprescindível para isso. Mas, acima de tudo, a interação é valiosa! Quando você interage com seu público você recebe feedback, podendo assim evoluir cada vez mais, corrigir erros e transmitir humildade. O contato deve ser facilitado pelas redes sociais, chats e e-mail são indispensáveis para isso.


Se você não possui tempo para cuidar de tantas plataformas e ainda realizar pesquisas assíduas para encontrar o seu público na internet, a melhor opção é contratar uma agência especializada em posicionamento na web.


Agora você não tem mais desculpas para ficar de fora!


Thais Moraes - planejamento na empresa Voz & Hypes