5 razões que impedem que seu conteúdo decole
O marketing de conteúdo pode até ser novidade no Brasil, mas o fato é que os empreendedores brasileiros estão atrasados quando o assunto é comunicação. Assim como o formato tradicional de jornalismo, onde a informação é unilateral, já caiu por terra, a comunicação empresarial/institucional já não pode se basear em falar se si mesmo e se defender a todo custo.
A estratégia chamada Inbound Marketing é a mais adequada para o cenário atual, em que os consumidores procuram por informações relevantes e fazem suas próprias escolhas. Nesse cenário, o papel da empresa é atrair o consumidor com informação, e não o bombardear de propaganda; é preparar a sala para a visita, e não ir até à sua porta. (Veja aqui 7 dicas de como tornar um post viral)
As empresas que já se deram conta disso estão produzindo conteúdo a todo custo, principalmente no ambiente digital. Porém, muitos ainda não alcançaram o êxito que o Inbound Marketing promete. Sabe por que?
1 – Você se mantém superficial
Todos os dias, milhões de notícias, artigos e matérias são publicadas na internet, em todos os idiomas possíveis. É impossível que ninguém esteja falando sobre o mesmo assunto que você. Na verdade, o fato é que muita gente está. Para que o seu conteúdo seja considerado relevante, você precisa se aprofundar e oferecer informações novas. Você pode conseguir isso consultando um especialista que te dê informações para além do que os gurus na internet dão.
2 – Você só fala de si mesmo
Esse é o erro mais cometido, isso por que antes de iniciar um sistema de produção de conteúdo, poucos estudam as teorias do marketing de conteúdo. Não é que você não deva falar sobre você, sua empresa, serviços, seus cases de sucesso e seu currículo. Mas essas informações devem ser oferecidas de forma esporádica e somente no final do funil de vendas.
3 – Você não procura saber o que o leitor realmente procura
A palavra-chave é interação. Faça pesquisas, enquetes, questionários para os clientes, abra espaço para sugestões, fique de olho nos comentários nas redes sociais e responda-os. Esse é o único caminho para você saber realmente o que o seu público ideal está procurando na web.
4 – Você não divulga seu conteúdo
Você está presente em quais redes sociais? E a sua empresa? Participa de grupos no Facebook e Whatsapp? E de fóruns?
Divulgar o seu material é obrigatório!
5 – Seu título não chama atenção
Muitas vezes os redatores web se prendem às regras de SEO e acabam elaborando títulos sem graça, apenas com as palavras-chave. Esqueça isso! O SEO pode ser aplicado de forma ampla no corpo do texto e na URL amigável, mas o título deve ser chamativo e convincente. Deve conter técnicas de gatilhos mentais – assim como o parágrafo introdutório, para levar o leitor a ir até o fim.
Vantagens de investir em produção de conteúdo em seu site:
- apareça nas primeiras páginas de busca com as boas práticas de SEO;
- crie maior engajamento com seu público alvo;
- torne-se referência no mercado;
- aumente seus pedidos de orçamento;
Thais Bezerra de Moraes - Jornalista e Digital Planner na agência Voz & Hypes