Imagem capa - Guia prático para construção de persona por Voz & Hypes
Artigos

Guia prático para construção de persona

Posso começar o artigo dizendo que a definição de público-alvo que temos hoje é muito vaga para o novo marketing. Informações gerais sobre seu público não ajudarão em muita coisa quando você for trabalhar o marketing da sua empresa na internet.


Outra coisa que podemos desmitificar aqui é o fato do marketing ter mais de uma ramificação: o digital e o não digital. Em pleno 2017, não temos como calcular qualquer estratégia de marketing sem envolver o mundo digital. Agências de publicidade que antes só trabalhavam com produtos off-line já se adaptaram à nova realidade – ou nem existem mais.


Pois bem, voltando ao assunto, a informações vagas da qual me referi no parágrafo acima referem-se à: média de idade, classe social, região em que vivem, gostos gerais, etc. Na internet a conversa é muito mais direta. Você não está presente por 10 segundos no intervalo de 5 minutos daquele filme bacana. Você está na tela do celular, ao lado da cama da pessoa, debaixo da tela do computador sempre sendo observado enquanto os dedos ligeiros respondem e-mails de trabalho.


Você precisa conhecer essa pessoa, saber em que cidade vive, que idade tem, sua profissão, gostos para roupas, comida, esporte, entretenimento. Precisa saber qual a sua personalidade, se é insegura ou confiante, conservador ou inovador. Precisa saber que revistas assina, em que sites lê as notícias pela manhã e que marcas mais compram. São esses detalhes que formam quem você é. Isso se chama PERSONA.


É muita coisa? Sim...é. Quem disse que seria fácil? Rs






A melhor maneira encontrada, ao menos até agora, para criar personas, é por meio de entrevista. Foi nesse nicho que encontrei meu espaço como jornalista no meio publicitário. As técnicas de entrevista que um jornalista formado usa para captar a essência do entrevistado é fundamental nessa construção.


Simplificando, o trabalho é mais ou menos assim: entrevistas com uma média de clientes para encontrar os pontos em comum que eles possuem, e com base nisso construir uma persona (a personalização do que seria o seu cliente ideal); netnografia: uma pesquisa aprofundada pela vida virtual dessas pessoas; análises de todos os dados que a empresa já tenha coletado sobre seus clientes.


Além disso, a pessoa responsável pela identificação da persona deve ter conhecimento prévio sobre: o comportamento dos consumidores online por gênero, faixa-etária e classe social – estudar e se atualizar sempre!


Quer saber como tornar um post viral? Veja nosso e-book "Ganhe visibilidade investindo menos"


Vantagens de investir em produção de conteúdo em seu site:
- apareça nas primeiras páginas de busca com as boas práticas de SEO;
- crie maior engajamento com seu público alvo;
- torne-se referência no mercado;
- aumente seus pedidos de orçamento;


Thais Bezerra de Moraes

Digital planner e produtora de conteúdo na empresa Voz & Hypes