Imagem capa - Guia prático de SEO para e-commerce por Voz & Hypes
Artigos

Guia prático de SEO para e-commerce

Se você tem um e-commerce e tem dúvidas de como melhorar o SEO do seu site, para atrair mais clientes de forma orgânica (não paga), esse guia é para você! Temos o passo a passo para que você consiga todos os resultados que procura.

 

META TAG DESCRIPTION DO SITE

Todo site possui um espaço dedicado à descrição do seu site. É muito importante que essa descrição tenha, no máximo, 160 caracteres. Essa descrição aparecerá abaixo no título do seu site, quando as pessoas buscarem por ele no Google. 

Nessa descrição rápida você deve citar os produtos que você comercializa e seguimentos. Confira o exemplo.


META TAG DESCRIPTION PARA CADA PÁGINA

A função é a mesma. Isso é importante porque, quase sempre, as pessoas encontrarão o seu site quando estiverem buscando por categorias de produtos. A regra é a mesma: 160 caracteres, com as palavras-chave que envolvem o universo do seu site (público alvo, categorias, produtos).  

 

URLs AMIGÁVEIS

URL é o endereço de cada página do seu site, aquele que fica na barra do navegador. A não ser que o seu site seja muito antigo, com certeza ele possui a opção de definir esse endereço manualmente.  

Dicas: coloque o nome do produto no url, separando cada palavra por – (hífen). 

Exemplo correto de URL amigável: https://www.loja.taosimples.com/bandeja-pedra-sabao

 

MENU INTUITIVO

O menu do seu site deve ser claro e objetivo. Nomes curtos e diretos para que o público entenda, assim que bater o olho, o que ele vai encontrar ao clicar ali.  

 


 

CATEGORIAS E SUBCATEGORIAS

As categorias devem estar claramente dispostas no menu, na página inicial do site. Aproveite as subcategorias para trabalhar as palavras chave que não foram usadas no menu. As segmentações dos seus produtos estão sendo “buscadas” constantemente no Google. Mas não separe o nome do produto principal com suas segmentações. Exemplo correto de subcategorias:

Calçados femininos

Calçados masculinos

Calçados infantis

 

TÍTULOS DOS PRODUTOS

Como as pessoas estão procurando por esse produto? Como meus concorrentes estão nomeando esse produto? 

Esses dois fatores são cruciais para você definir o título de cada produto do seu e-commerce. 

Faça pesquisas em grandes sites que vendem produtos do seu segmento para saber como eles estão nomeando os produtos. 

Simule buscas no Google para verificar como estão os resultados do título que você imaginou ser o melhor para o seu produto.  

Se o seu produto possui um nome exclusivo, o uso das palavras-chave deverá ser feito na descrição do produto. 

 

DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS

Cada produto deve possuir uma descrição exclusiva. Inicie a descrição fazendo o uso das palavras-chave do seu produto. Exemplo: Calça Jeans Flare.

Depois, fale sobre as dimensões do produto, cor, materiais que foram usados na produção e cuidados que o usuário deve ter. 

Mas se atente em construir um parágrafo coerente. Repetir palavras não ajuda o SEO e construir frases sem conexão também não. 

 

TAGS DOS PRODUTOS

Todas as características que envolvem o produto, que você discorreu na descrição, são citadas nas tags. Além disso, pense em variações das tags principais. Por exemplo:

Sapato

Sapato feminino

Sapato de couro

Sapato feminino de couro

 

A ESCOLHA DAS PALAVRAS-CHAVE

Analisar quais palavras-chave que seus concorrentes e também grandes do seu segmento usam é o primeiro passo para fazer sua lista de palavras-chave. Mas, para ir mais a fundo, utilize o site www.semrush.com e o site https://trends.google.com.br/trends/ para verificar a frequência de pesquisa de suas palavras-chave e também quais são suas variações mais usadas. 

 

Tem mais dúvidas de como aumentar os acessos orgânicos do seu site? Clique aqui e fale com nosso consultor de sucesso!