Imagem capa - Como aumentar o seu alcance orgânico no Facebook? por Voz & Hypes
Artigos

Como aumentar o seu alcance orgânico no Facebook?

O que é alcance orgânico e como ele funciona no Facebook? 

O termo alcance orgânico é utilizado para designar o número de internautas que foram alcançados pelo seu conteúdo de maneira não paga.

Se você está lendo esse artigo, com certeza percebeu que o alcance orgânico do Facebook diminuiu. Hoje, o Facebook limita o alcance de suas publicações em 2% da sua base de fãs/pessoas que curtiram sua Página. Porém, existem maneiras de aumentar essa porcentagem. Quer saber como?


O primeiro passo é entender como o EdgeRank funciona! 

O EdgeRank é um algoritmo que classifica todo o conteúdo que suas conexões no Facebook compartilham entre mais importante e menos importante, e define quais deles serão exibidos para você no feed de notícias.

E como ele faz isso? O algoritmo considera o tempo que você gasta em cada tipo de postagem, a sua interação com as postagens, reações, compartilhamentos e denúncias. Analisando tudo isso ele tenta entender o seu gosto e então te mostra só os tipos de conteúdo que ele acredita que você vai mais gostar.

Mas, de todos esses pontos, o fator que o algoritmo mais considera na hora de ranquear uma postagem é o engajamento que ela está provocando. Ou seja, quanto mais comentários e compartilhamentos, mais alcance ela tem.


Como é definida a ordem que eles aparecem no feed de notícias?

O Facebook divide todo o conteúdo em quatro grupos e te apresenta na seguinte ordem:

1 – Posts de família e amigos que você mais interage e/ou passa mais tempo visualizando

2 – Tipo de conteúdo que você mais procura/interage, dividido em informação e diversão

3 – Postagens que transmitem pensamos parecidos aos seus, inclusive posição política e religiosa

4 – Notícias autênticas e posts criativos, limitando assim o alcance de posts que contenham boatos, spam, etc.





Então, como aumentar o alcance orgânico do Facebook? 

Seguindo todos esses pré-requisitos que o EdgeRank usa para considerar um conteúdo bom, mediano ou ruim. O primeiro passo, então, é elaborar conteúdos que realmente sejam considerados ótimos pelo algoritmo.

1 – Provoque engajamento compartilhando conteúdo nos formatos que o seu público mais gosta (imagem, vídeo, textos curtos, textos longos, gifs);

2 – Fale sobre assuntos que os seus seguidores mais buscam e compartilham na rede;

3 – Utilize linguagem e imagens que os seus fãs se sentem mais atraídos – e gastam mais tempo visualizando-as;

4 – Compartilhe novidades e notícias autênticas sobre os assuntos que seus seguidores mais se interessam;

5 – Seja criativo para que seus posts se tornem virais! Lembre-se: quanto mais comentado e compartilhado, mais alcance ele terá.





Se é tão simples, por que tantas empresas sentem dificuldades?

Porque, para executar esses 5 pontos, as empresas precisam conhecer MUITO BEM o seu público na internet e identificar a persona desse público. Para isso é preciso muita pesquisa e análises.

Você sente essa dificuldade, porém não possui tempo e habilidade para resolver esse problema? Entre em contato com a gente e peça um diagnóstico para sua marca sem compromisso: clique aqui


Thais Bezerra de Moraes - Jornalista e produtora de conteúdo na Voz & Hypes